Panfleto

Panfletos são materiais gráficos impressos, geralmente produzidos em papel tamanho A4, com conteúdo frente e verso, ilustrado e diagramado com um design simples e atrativo.

Um bom panfleto deve ser informativo e dizer o que a empresa oferece por meio de mensagens curtas e dinâmicas. É importante usar frases que levem o leitor a realizar a ação, como “compre agora mesmo”, “aproveite a promoção”, “ligue já”, com senso de urgência e de modo imperativo.

O seu panfleto deve conter todas as informações para contato com a empresa: telefones, endereço, e-mail e redes sociais, preferencialmente em um lugar de destaque. Invista em um bom título, para chamar a atenção das pessoas e despertar a curiosidade para a leitura do restante do conteúdo.

Você pode (e deve) colocar imagens no panfleto. Elas podem remeter ao produto ou fotos da própria empresa, mas, assim como no texto, não exagere, para não ficar cansativo. Também é importante deixar alguns espaços para dar um refúgio para os olhos de quem está lendo.

Use no máximo três fontes diferentes no panfleto para deixar o design mais leve e o panfleto mais organizado e legível. Além disso, analise o que as cores indicam e expressam, para não errar a mensagem.

Campanhas de marketing com panfletos/folhetos

Os panfletos são baratos, com bom alcance e de rápido resultado. Desta forma, a sua utilização em campanhas promocionais permite um maior alcance do público-alvo, com um menor custo.

Para atingir seu objetivo, é fundamental analisar os pontos de panfletagem, que devem ser o mais próximo possível do seu potencial consumidor. A distribuição pode ficar a cargo de uma empresa especializada, ou de uma equipe treinada por sua empresa. Sempre que entregar uma peça é importante mostrar ao consumidor do que se trata e se quem está recebendo realmente se interessa pelo conteúdo.

Os panfletos são amplamente utilizados em promoções de produtos e serviços no comércio em geral, lançamentos empresariais, propaganda de profissionais autônomos, cardápio de delivery, entre outras ações criativas, com foco no cliente levar o panfleto para casa ou ele ser útil para orienta-lo na hora da compra.

Tipo de papel

O papel recomendado para impressão de panfletos é o Couchê, pois é um papel revestido com dupla camada em ambos os lados,  deixando mais resistente  e com textura lisa, atualmente existe dois tipos de Papel Couchê, o brilho e fosco(mate).

Diferença entre Papel Couchê Fosco e Brilho

Papel Couchê Brilho, possui brilho acetinado em ambos os lados, com revestimento liso, destacando às imagens e deixando-as com cores vivas.

Papel Couchê Fosco em ambos os lados, absorve mais luz, deixando os trabalhos gráficos com cores mais puras, proporcionando alto contraste e um ar sofisticado.

Gramaturas mais utilizadas em panfletos e folhetos

– 90, 115 e 150 gramas: Utilizado em grandes tiragens de panfletagem, permite-se fazer maior tiragem com custos mais baixo.